NOTÍCIAS

STF permite cobrança de diferencial de alíquota de ICMS no simples nacional

“É constitucional a imposição tributária de diferencial de alíquota do ICMS pelo estado de destino na entrada de mercadoria em seu território devido por sociedade empresária aderente ao Simples Nacional, independentemente da posição desta na cadeia produtiva ou da possibilidade de compensação dos créditos”.

Essa é a tese firmada pelo STF ao negar provimento ao recurso interposto contra a cobrança do diferencial de alíquota do ICMS.

Assim, ao comprar um produto de outro ente federado, a empresa adquirente deve pagar, no momento da aquisição, a diferença entre a alíquota de ICMS interestadual e a praticada no estado de origem.

Conforme decidido, não há como aderir parcialmente ao Simples Nacional, pagando as obrigações tributárias centralizadas e com carga menor, mas deixando de recolher o diferencial da alíquota nas operações interestaduais.

Fonte: Conjur.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Conheça o Brustolin Advogados

Preencha o formulário ao lado com seus dados para receber nossa lista de clientes em seu e-mail.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.