NOTÍCIAS

Transportadora Catarinense Poderá Apropriar Créditos de ICMS sobre Insumos Aplicados nos Fretes Iniciados em outros Estados

Em decisão recente, proferida no mês de fevereiro de 2024, o Juiz da 2ª Vara Cível de São Miguel do Oeste/SC autorizou empresa transportadora – representada pela Brustolin Advogados – a tomar créditos de ICMS sobre insumos utilizados em sua operação, tal como combustíveis, peças, lubrificantes e peças, independentemente do local de origem da prestação do serviço de transporte.

A decisão afastou a aplicação do art. 34, inc. V, do RICMS/SC, que veda a apropriação de créditos sobre as entradas de mercadorias “aplicadas na prestação de serviço de transporte iniciado em outro Estado”, sob o fundamento de que o dispositivo viola o princípio constitucional da não-cumulatividade.

Assim, a transportadora catarinense está autorizada a compensar os valores não creditados nos cinco anos anteriores à data do ajuizamento do processo.

Entretanto, visto que a mencionada vedação ao crédito está expressa no regulamento do ICMS do Estado de Santa Catarina, outras transportadoras catarinenses interessadas em obter este direito devem ajuizar ação judicial própria.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Conheça o Brustolin Advogados

Preencha o formulário ao lado com seus dados para receber nossa lista de clientes em seu e-mail.

Antes de direcionarmos você para o atendimento via WhatsApp precisamos apenas alguns dados:

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.